quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

CONCEITO DE LIBERDADE

“Dentro de um avião, o espaço é bastante reduzido; e há pouca liberdade de movimentos. Nem por isso, deixamos de ter a nossa liberdade de ir e vir. De passear dentro do avião. No caso, a liberdade que nos interessa é a de chegar ao destino.
E as restrições impostas? Ex: pressurização, altura, velocidade, cinto de segurança, enfim são as restrições que nos permitirão usar de nossa liberdade de escolha: de chegar ao nosso destino. Nas estradas, outro bom exemplo.
Ali encontramos restrições de sinalização, de retas, de curvas. Se alguém não aceitar estas restrições, em nome de sua “liberdade” de agir, provavelmente não tardará a descobrir que a afirmação desse seu conceito de liberdade o levará para o fundo de um barranco ou o deixará parado em frente ao primeiro poste que encontrar, arcando com as consequências do acidente. Do mesmo modo, aqueles que não admitem nenhuma restrição no campo sexual, correm o risco de perder a sua liberdade para o amor. “Ao dizerem sempre sim a um instinto como o sexual, acabam por perder a capacidade de dizer não”. “De pouco serve a liberdade àquele que não tem valores ou ideais porque, não tendo na sua vida metas que valham a pena, as sua opções têm pouco ou nenhum valor real”. “Para realmente sermos livres, devemos amar, e devemos amar algo que mereça ser amado. Só então nos será possível comprometer-se livremente, e todos os compromissos serão compromissos de amor, porque a necessidade essencial do amor é comprometer-se com a pessoa amada”. Fazer “aquilo que dá vontade”, “que dá gana”, “que desejamos com fervor”, “que nos dá muito prazer”, não tem nada a ver com liberdade, mas, sim, com a falsa liberdade. Com uma idéia errada de liberdade. Mas essa liberdade na verdade, se deve mais a um sentimento superficial e enganoso. Um desejo de propagar uma idéia libertina da liberdade, mais nada. No fundo, apenas engana quem pensa assim.
TONY RIBEIRO

2 comentários:

Unknown disse...

pessoa especial..
;)

Michele Matos disse...

Uma idéia libertina da liberdade...Isso.
=)
O Toninho é legal.