sexta-feira, 24 de setembro de 2010

HUM... NÃO SEI NÃO


<
A mentira atrai mentira, traz problemas que põem em causa a vida de milhares de pessoas. A mentira do operário, a mentira do vendedor, a mentira do político, transforma a vida de alguém numa mentira. 
A dor que a verdade induz é um cair. Fazemos alguém cair quando dizemos que não gostamos do trabalho dela. Esquecemo-nos, porém, que se levantará com um trabalho ainda melhor, em que a verdade dará prazer de ser expressa.
É extremamente complicado dizer a verdade num mundo de mentiras. Todos mentem, mas o condenado é o arrogante, o mal-educado que é por sinal é verdadeiro, ficando bem na fotografia quem mente. Algo está mal. Algo está mesmo mal, e um mundo que dá primazia à mentira, não vai longe. Quando se castiga alguém por dizer a verdade, estamos a agir muito mal. Quando se justifica um castigo com “a forma de dizer não é correcta” é porque somos castigados por um mentiroso. Porque a verdade não precisa de forma para ser dita, a verdade, é verdade. Andar a ilustrar para tornar menos verdade uma verdade é mentir. 
A mentira é a raiz de todos os problemas no mundo: Somos mentirosos, ou não gostamos de ouvir a verdade.
Experimente fazer esta pergunta para tantas pessoas quantas você quiser: "Você gosta que as pessoas mintam para você??" . E se você perguntar para 200 pessoas, certamente ouvirá 200 respostas exatamente iguais: -  "Não!". Isso mostra claramente que ninguém gosta de ouvir uma mentira. Apesar de as pessoas não gostarem de ouvir uma mentira, e serem enganadas, a mentira está presente, diariamente, em todo momento, na vida de todos nós, mentiras de varias espécies, leves, médias e pesadas.  E em muitas das situações onde elas ocorrem, parece até que nas "entrelinhas" pedimos para que mintam para nós, porque a verdade seria falta de educação, falta de bons modos e muita grosseria, e a mentira é suave e bem acolhida e ainda retribuímos agradecimentos por tal gentileza.


TONY RIBEIRO

Um comentário:

Michele Matos disse...

Eu não estou mentindo ao dizer que esse texto é muito bom e o Tonho é legal, mas minto umas 30 vezes por dia. Menina feia eu, sei disso, mas me sinto obrigada 30 vezes por dia.