quinta-feira, 1 de julho de 2010

200 ANOS


Quem entre nós não tem talento? Mesmo aqueles que nada têm, têm talento, até os picaretas e ladrões possuem algum talento. Então por que os desperdiçamos nos sujeitando tanto à mediocridade?
Acredito que isso ocorra devido ao medo da rejeição e a baixa autoestima, somos educados para dizer "sim senhor", evitar conflitos, não criar problemas, ir pelo caminho mais fácil, optamos pelo mais ou menos, pelo suficiente, cedemos à excelência. Enfim, nivelamos por baixo e escolhemos o caminho de Mediocridade.
Aceitamos que o bom vem antes do ótimo, assim acabamos cada vez menos buscando o ótimo e com um tempo aceitamos com naturalidade o regular.
Bem, disse isso para falar de uma coisa que está me intrigando, porque em nossa cidade com muitas coisas a se preocupar, como a saúde, por exemplo, temos uma população maior que 150.000 habitantes e possuímos apenas 2(duas) unidades 24h. Os bairros estão quase esquecidos pelo poder publico. Por que desperdiçar dinheiro público com estátuas que não trazem benefício algum para as pessoas.
Considero a mediocridade uma doença, uma doença sem dor e sem sintomas visíveis, as pessoas se acostumam com a mediocridade. Muitas vezes até a confundem com humildade dado o seu lado conformista de aceitar as coisas como elas são.
Falta-lhes a energia para mudar o mundo ao seu redor, são benevolentes com os erros bem como se escondem atrás dos ditos populares que lhes convêm como "herrar é umano" (mintendi). Mas nada aprendem com os seus erros muito menos com o dos outros.
Todos nós já passamos pela fase da mediocridade. Quando iniciamos algo novo passamos pela fase de aprendizado que nos leva ao estágio da mediocridade e somente depois quando nos esforçamos mais nos destacamos e se ainda continuarmos insistindo em aprender, finalmente chegamos a excelência.
O problema é que muitas das pessoas estacionam na fase da mediocridade e não saem mais, pois já acham que sabem o suficiente. Por isso que todo o medíocre é um pouco teimoso.
Um processo de "idiotização" vem atingindo todas as atividades políticas de nosso município.



TONY RIBEIRO

Nenhum comentário: