quinta-feira, 8 de outubro de 2009

UM LENÇO POR FAVOR...

Muitas pessoas dizem "saúde" quando alguém espirra, mas ninguém diz nada parecido a alguém que tosse ou assoa o nariz. Ou seja que este tipo de expressão quer dizer, na verdade? Desejar o bem da pessoa que espirrou é algo que, provavelmente, originou-se há sei lá...
A idéia é que um espirro normalmente precede uma doença. Quase todas as pessoas têm seu próprio jeito de desejar o bem de quem espirra. Para a grande maioria, as respostas aos espirros se originaram a partir de superstições. Minha mãe dizia que o espirro fazia com que a alma escapasse do corpo através do nariz. Dizer "saúde" evitaria que o demônio clamasse pela alma da pessoa. Também havia a concepção errada de que o coração parava momentaneamente durante o espirro e que dizer "saúde" era uma forma de dar as boas-vindas à pessoa de volta à vida.
Tenho uma amiga que tem medo se espirrar com os olhos abertos porque eles podem explodir. Sabemos que espirrar é um reflexo e é normalmente um sinal de algo relativamente benigno, como uma gripe ou uma alergia. No meu caso ja espirrei 43 vezes sem parar, é horrivel, e pior que não tinha ninguem pra me dizer "saúde" a cada espirro. Só um momento... ATCHIN, ATCHIN. Ta agora posso continuar, um espirro também pode ser causado pela exposição à luz solar ou pela inalação de um odor forte. Mesmo assim, "SAÚDE".
TONY RIBEIRO

Um comentário:

Michele Matos disse...

Saúde Toninhoooo!!!
Morro de medo que meus olhos explodam siiim, mas se eu fosse uma serial killer, certamente prenderia os olhos da vítima e faria ela cheirar pimenta.

=**